Fechar

Agende sua consulta




31 3370-7734 | 31 99676-0030
AGENDE SUA CONSULTA

BLOG

dez 2017

Dermografismo: Não é só tatuagem que desenha a pele.

Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de “vergões” nos locais de pressão.

O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias denominado de urticárias físicas, ou seja, desencadeadas por estímulos físicos. É mais comum em mulheres e o fator emocional é uma das principais causas. Entretanto, recomenda-se que outros processos e doenças orgânicas sejam investigadas, da mesma maneira que na urticária.

A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas acompanhadas de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas . No caso do dermografismo positivo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa é apertada por elásticos, como a alça do sutiã, por exemplo.

A palavra dermografismo significa “escrever na pele”, já que é possível ,com algum objeto que tenha ponta, fazer letras e desenhos na pele em função da reação eritematopapulosa que se forma.

Em grande parte das vezes o dermografismo costuma ser brando, passando despercebido. Entretanto, em alguns casos pode assumir formas mais intensas e bastante incômodas.

Em pacientes com dermografismo sintomático a erupção cutânea está associada à coceira, que muitas vezes é mais severa a noite. Os sintomas podem ser agravados pelo calor (banho quente), pressões menores (coçar, fricção de roupas ou esfregar com a toalha), exercício e stress.

O tratamento é feito basicamente com medicamentos anti-histamínicos para controle da coceira, impedindo o aparecimento dos vergões na pele.

Para confirmar se isso ocorre com você, basta fazer um pequeno teste: risque a pele utilizando um clips de papel. Nos casos positivos, um vergão surge em minutos no local. Procure o médico para confirmar o diagnóstico e orientar seu tratamento.



DRA. JULIANA RONACHER

CATEGORIAS

  • Depoimentos
  • Outros
  • POSTS
  • DEPOIMENTOS

    Atendimento:
    2ª a 6ª das 9h às 19h

    Siga nas redes sociais:

    (31) 3370-7734 / 99676-0030

    drajulianaronacher@gmail.com

    Av. Raja Gabaglia Nº 2000, sala 909, Torre 1 - Cidade Jardim | Belo Horizonte/MG

    Todos os direitos reservados a Juliana Ronacher. Desenvolvido por Agência Salt.