Fechar

Agende sua consulta




31 3370-7734 | 31 99676-0030
AGENDE SUA CONSULTA

BLOG

dez 2017

O vírus da herpes não poupa ninguém

Herpes é uma infecção viral, provocado pelo HSV-1 (herpes labial) e HSV-2 (herpes genital), infecta cerca de 90% da população brasileira e o seu processo de transmissão é, principalmente salivar, no caso do HSV-1 e sexual, no HSV-2. O paciente uma vez contaminado pelo vírus do herpes sempre será portador do vírus, e em casos de situação de baixa imunidade, estresse, fadiga, calor ou frio extremos, menstruação, gravidez, as lesões costumam surgir.

O paciente costuma ter os chamados pródromos da lesão, o local fica mais sensível, ocorre ardência, prurido local (coceira) e até formigamento. Posteriormente aparecem múltiplas vesículas agrupadas cheias de líquidos, que se rompem e formam manchas vermelhas, seguidas de leves crostas (casquinhas) nos dias seguintes. Os sintomas mais intensos acontecem nas primeiras 8 horas e suacicatrização ocorre entre 8-10 dias a depender da imunidade do indivíduo. O rompimento mecânico das vesículas deve ser evitado (furar, por exemplo), uma vez que o líquido que elas contém estão cheios de vírus e podem gerar reinfecção.

O diagnóstico é clínico, ou seja, não precisa de exames para se diagnosticar. Mas em casos frequentes (mais de 1 episódio a cada 2 meses) deve se investigar uma possível imunossupressão. O tratamento é feito com anti-virais tópicos ou orais.
A grande novidade são os protocolos para aumentar a imunidade e diminuir a frequência dos episódios de herpes.

Consulte sempre o seu dermatologista.



DRA. JULIANA RONACHER

CATEGORIAS

  • Depoimentos
  • Outros
  • POSTS
  • DEPOIMENTOS

    Atendimento:
    2ª a 6ª das 9h às 19h

    Siga nas redes sociais:

    (31) 3370-7734 / 99676-0030

    drajulianaronacher@gmail.com

    Av. Raja Gabaglia Nº 2000, sala 909, Torre 1 - Cidade Jardim | Belo Horizonte/MG

    Todos os direitos reservados a Juliana Ronacher. Desenvolvido por Agência Salt.