Tratamentos

Fios de PDO

Uma grande queixa dos meus pacientes é perceber e sentir que estão perdendo a sustentação da pele, fazendo com que ela fique mais flácida e caída, afetando negativamente a sua autoestima. Um tratamento que costumo indicar para essa situação é a aplicação de fios de PDO.

O que é?

 

Os fios de PDO são fios elaborados de material absorvido naturalmente pelo organismo e que conseguem fazer com que o corpo seja estimulado a produzir colágeno, uma das proteínas responsáveis por garantir a sustentação da pele.

 Atualmente, existem três principais tipos de fios de PDO disponíveis no mercado, cada um com funções e características distintas:

  • Fios parafusos: os fios parafusos são utilizados quando se quer um efeito suave de preenchimento na pele.
  • Fios lisos: são os mais utilizados, podendo ser aplicados em quase todo o rosto, além de não alterarem o volume da região.
  • Fios espiculados: apresentam algumas “garrinhas” que ajudam a dar um “up” no rosto, resultando em um leve efeito de lifting.

Os efeitos do procedimento costumam durar entre 8 a 12 meses, porém não é incomum que eles durem por um tempo maior. O paciente pode fazer até duas manutenções por ano para prolongar os seus efeitos.

Quais as principais indicações?

 

As indicações para aplicação de fios de PDO podem variar conforme o resultado que o paciente espera, bem como as possibilidades que posso oferecer para as queixas apresentadas. Para pacientes que tenham um nível de flacidez leve ou médio no rosto, por exemplo, costumo indicar os fios de PDO espiculados.

Para aqueles pacientes que se queixam da pele com aspecto de “papel crepom”, a aplicação dos fios de PDO lisos podem funcionar perfeitamente. Eles também são ótimos para amenizar a alta flacidez no rosto.

Alguns fatores que costumo analisar na hora de recomendar o tipo de fio de PDO ideal são a espessura da pele do paciente, a região do rosto que será tratada e o grau de flacidez apresentado.