Conforme os anos vão passando, os primeiros sinais da idade começam a aparecer em nosso rosto e infelizmente não tem para onde correr: cedo ou tarde eles aparecerão. Porém, já existem no mercado procedimentos que podem auxiliar a suavizar essas marcas e devolver a sua jovialidade facial.
O que é?
A toxina botulínica, conhecida popularmente como Botox ®, é um dos procedimentos estéticos mais praticados. Essa toxina é produzida por uma bactéria chamada Clostridium Botulinum, porém ela é produzida de maneira industrial e pura.
Uma curiosidade é que essa toxina é a mesma que causa o bruxismo, mas calma: a versão utilizada no procedimento estético é a do tipo A, incapaz de causar a doença. Então, não precisa se preocupar com isso!
A aplicação da toxina botulínica é rápida, durando cerca de 15 minutos. Os resultados já podem ser observados no rosto em cerca de 3 dias, com seu pico de ação entre 15 e 21 dias. Após esse período, é interessante que o paciente volte para o consultório para uma reaplicação.
Quais as principais indicações?
A toxina botulínica tem diversas indicações, podendo ser utilizada tanto para fins estéticos quanto para tratar problemas de saúde, como o próprio bruxismo, enxaqueca, entre outras condições.
Porém, o mais comum é que esse tratamento seja utilizado para minimizar rugas e linhas de expressão ao redor dos olhos, na testa e até mesmo algumas rugas que se posicionam no nariz, as chamadas “bunny lines”.
A toxina botulínica também consegue fazer algumas mudanças no rosto, como levantar a ponta do nariz, arquear as sobrancelhas e melhorar o contorno da face. É uma ótima maneira de ter um efeito de cirurgia plástica, porém de maneira temporária e minimamente invasiva.